MEI precisa realizar ou pagar de impostos?
Atualmente, mais de 10 milhões de pessoas no Brasil estão registradas como MEIs. Muitas pessoas procuraram se registrar como MEIs por causa da simplicidade e menos burocracia envolvida.
Essa categoria também é elegível para benefícios previdenciários do INSS, porém essa modalidade também possui obrigações tributárias associadas.
Microempreendedor Individual paga impostos?
O MEI realiza pagamentos de impostos e sua tributação é unificada por meio do pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Desta forma, o Microempreendedor Individual deve recolher estes três impostos mensalmente no pagamento do DAS MEI, sendo eles:
- ICMS: Valor fixo sendo R$ 1,00, o ICMS é recolhido do MEI caso este emita nota fiscal referente a uma venda efetuada para Pessoas Jurídicas;
- INSS: A taxa corresponde a 5% do valor do salário mínimo vigente no Brasil;
- ISS: O valor do ISS é fixo e custa R$ 5,00.
Pagamentos de Impostos
Sendo assim, o valor do pagamento do MEI pode variar conforme sua área de atividade, ficando da seguinte forma:
- Serviços: R$ 65,60 (referente ao INSS de R$ 60,60 + IR$ 5,00 SS);
- Comércio e Indústria: R$ 61,60 (referente ao INSS de R$ 60,60 + ICMS no valor de R$ 1,00);
- Comércio e Serviços: R$ 66,60 (referente ao INSS de R$ 60,60 + R$ 1,00 de ICMS e R$ 5,00 de ISS).
Como gerar o boleto do pagamento do DAS MEI?
O pagamento deve ser realizado até o dia 20 de cada mês confira como emitir o Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI.
- Acesse o Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual;
- Informe o CNPJ e clique em continuar;
- Clique em emitir guia de pagamento DAS;
- Informe o Ano-Calendário;
- Marque o mês que deseja realizar pagamento
- Clique em gerar e apurar DAS.