Aprenda como calcular o custo de um funcionário
A contratação de um funcionário pode ser um procedimento muito burocrático, mas, além de toda burocracia envolvida, ainda existem os custos para se contratar e manter um funcionário na sua empresa, é preciso saber como calcular.
Para os gestores de empresas e profissionais envolvidos na contratação de funcionários, é importante conhecer quais são os custos de um funcionários para uma empresa e como calcular esses valores.
Portanto, acompanhe este artigo até o fim e aprenda como calcular o custo de um funcionário para uma empresa.
Se informe!
Qual é o custo de um funcionário?
O custo para se manter um funcionário vai além do salário do profissional, existem outras parcelas que vão integrar os gastos que a sua empresa terá para manter esse profissional..
Veja alguns dos principais custos:
- Remuneração mensal;
- Impostos e taxas conforme o regime de tributação;
- Adicional de férias (1/3);
- 13º salário;
- INSS;
- FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
- Seguro Acidente de Trabalho e outros custos.
Existem outros custos na contratação de um funcionário que a empresa terá que arcar, como eventuais gastos com treinamento, plano de saúde, auxílio-alimentação, etc.
Além desses que citamos acima, existem outros benefícios que a empresa pode optar por pagar ou ser forçada, por conta de previsão sindical na Convenção Coletiva (CCT).
Como calcular os custos de um empregado para sua empresa?
O cálculo desses valores pode variar segundo o regime de tributação da sua empresa, os regimes possuem valores diferentes sobre as parcelas obrigatórias. Os pagamentos variam segundo as alíquotas de cada regime.
Veja abaixo os regimes tributários e o custo para manter um funcionário segundo o regime de tributação:
- Simples Nacional
O Simples Nacional beneficia os empresários, neste regime eles são dispensados de alguns custos, como:
- Recolhimento de INSS patronal;
- Contribuições ao Incra;
- Contribuição ao SEBRAE, SENAI ou SESI.
Para calcular o custo de um funcionário para empresa do Simples Nacional é necessário considerar as seguintes parcelas:
- Fração mensal de férias (11,11%);
- Décimo terceiro (8,33%);
- FGTS (a parcela é de 8%, o mesmo valor que em outros regimes);
- Provisão de multa para rescisão (4%).
- Lucro Real e Lucro Presumido
Para calcular o custo de um funcionário para empresas do Lucro Real e Lucro Presumido é necessário considerar os seguintes custos:
- Férias (11,11%);
- Décimo terceiro (8,33%);
- Fundo de garantia (8%);
- Provisão de multa para rescisão (4%);
- Salário educação (2,5%);
- Contribuição patronal do INSS (20%);
- Seguro contra acidente (1 a 3%);
- Alíquota de terceiros (3,3%);
- Descanso semanal remunerado (20%).
Fonte: Jornal Contábil .
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